A Região

Arouca Geopark

E se, de repente, se abrisse, diante de si, na paisagem rochosa, nos rios que correm com pressa, no verde da paisagem, no silêncio da montanha, um livro vivo, contando a história da Terra?

Arouca, hoje sede do concelho, cresceu à sombra do Mosteiro, outrora Convento, que alberga um dos mais importantes museus de arte sacra portugueses. Arouca, que se estende por uma área de cerca de 380 km², é território classificado pela UNESCO, fazendo parte da sua rede de GEOPARQUES, oferece um conjunto de aldeias semeadas por montes e vales, sulcados por pequenos rios (de entre os quais se destaca o Paiva, o rio das águas bravas).

A Serra da Freita, com a Frecha da Mizarela e as "pedras parideiras" a sul, as antigas minas de volfrâmio a nascente, as Trilobites e Montemuro a norte e a vista e o cheiro a mar a poente, emolduram de forma única o vale de Arouca.

Mas, para além de todo o seu património natural, Arouca oferece um conjunto de vivências com experiências únicas. Os percursos pedestres que acompanham as mais belas paisagens serranas, esses mesmos que oferecem trilhos para as aventuras mais fortes, quer seja nos trails de montanha, quer seja em percursos de BTT. Mas, será certamente no ambiente dos rios e das ribeiras que encontramos o mais vasto manancial de aventura. Os Passadiços do Paiva e a Ponte 516 Arouca, duas estruturas de lazer mas também de história da terra, as águas bravas do Paiva e do Paivó, percursos naturais de rafting, canoa e caminhadas aquáticas, os canyoning das cascatas do Frades, do Caima e das ribeiras de montanha.

As gentes, as romarias e festas religiosas, o património gastronómico, a doçaria conventual e regional, completam uma roda de que vai ser difícil sair!!!

Conheça

um pouco mais a nossa região

Mosteiro de Arouca

Mosteiro de Arouca

Arouca Geopark

Arouca Geopark

Passadiços do Paiva

Passadiços do Paiva

Ponte 516 Arouca

Ponte 516 Arouca